Buscar

Importância da Castração em Cachorros e Gatos



Além do controle populacional, há muitas boas razões para castrar cachorros e gatos, sejam eles de raça, ou vira-lata. Os veterinários recomendam que os animais sejam castrados antes dos seis meses de idade, especialmente para pegar as fêmeas antes de entrarem no cio.


Para cadelas, o processo de remoção dos ovários para interromper a capacidade de reprodução é altamente recomendável, visto que diminui o risco de câncer de ovário, infecção uterina e câncer de mama.

Para os machos, o processo de castrar os órgãos reprodutivos pode prevenir o câncer de próstata, abscessos, cistos e câncer testicular. Além disso, um macho castrado é menos agressivo, hiperativo e também menos propenso a estranhar outros cães ou até mesmo fugir.


Existem hoje, muitos lugares com programas de castração com um baixo ou nenhum custo, o que torna a cirurgia facilmente acessível para todos. Para encontrar uma castração com um custo mais baixo perto de você, pesquise os órgãos municipais de sua cidade. Geralmente, os abrigos municipais oferecem a castração gratuita ou com um custo mais baixo para donos de cães e gatos.


Ainda não está convencido? Confira nossa lista útil das principais razões para castrar o seu animal de estimação:


1. Vida mais longa e saudável

Castração ajuda a prevenir infecções, câncer, entre outros problemas de saúde, que podem ser fatais, atingindo em cerca de 50% dos cães e 90% dos gatos. Castrar seu animal de estimação antes de seu primeiro cio oferece a melhor proteção contra essas doenças. Além de prevenir ninhadas indesejadas, castrar seu companheiro é um ato de amor.


2. Ajuda a combater a superpopulação de animais

Os animais de rua representam um problema enorme no mundo inteiro e a castração causa um grande impacto na redução do número deles. Todos os anos, milhões de cães e gatos de todas as idades e raças são sacrificados ou são abandonados. Estes números elevados são o resultado de ninhadas não planejadas que poderiam ter sido prevenidas pela castração, visto que esses cães e gatos podem ter de 2 até 12 filhotes por ninhada.


3. Ele não vai marcar território

Uma das principais características dos cães machos é demarcar o território com o seu xixi. Uma dica importante é que caso o cachorro seja castrado antes de completar um ano de idade, ele muito provavelmente não irá demarcar território quando for adulto. No caso de cães adultos que já tem o hábito, a castração não extingue, mas melhora consideravelmente. Se você briga toda hora com seu cachorro porque ele faz xixi pela casa, castrá-lo pode prevenir que ele continue fazendo isso – e ainda previne de ele ter filhotes!


4. Ele não vai querer fugir

Um macho não-castrado naturalmente fará praticamente qualquer coisa para encontrar uma companheira. Isso inclui possíveis fugas e escapes de sua casa ou durante um passeio. No caso de uma fuga, o animal pode se arriscar e se machucar seriamente no trânsito, na rua ou possivelmente brigar com outros animais.


5. Instinto animal preservado

Castrar seu cachorro não vai alterar em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro. Muito pelo contrário, cachorros castrados ficam ainda mais dóceis e querem ficar mais perto ainda dos donos.


6. Não vai engordar o seu animal de estimação

Falta de exercício e superalimentação fará com que seu animal de estimação para embalar nos quilos extras, não a castração. Seu animal de estimação permanecerá apto e em bom estado, contanto que você continue a fazer exercícios e monitore a ingestão de alimentos. Existem muitas rações diferentes no mercado, algumas até específicas para cachorros castrados, que visam combater a obesidade pós-castração.


7. É altamente rentável

O custo da castração do seu animal de estimação é muito menor do que o custo de ter que cuidar de uma ninhada de filhotes, ou até mesmo de um problema de saúde que pode requerer um tratamento caro com cirurgia, internação, etc.












Por que castrar as fêmeas?

Evita gravidez indesejada, principalmente quando se tem um cachorro macho em casa

Evita Infecção no útero

Evita gravidez psicológica e suas consequências como infecção das mamas

Evita que a fêmea fique no cio

Evita a transmissão de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia etc…


Por que castrar os machos?

Evita que seu cachorro fuja

Evita o constrangimento do seu cachorro ficar agarrando em pernas ou braços de visitas

Evita agressividade por excitação sexual constante

Evita xixis excessivos durante os passeios

E-mail: ong.indefesos@gmail.com

Instagram: @osindefesos

Facebook: /osindefesos

Indefesos - Associação de Proteção Animal

CNPJ: 29.517.811/0001-46

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social