top of page
Buscar

Enriquecimento ambiental: o que é e como fazer para cães e gatos


O enriquecimento ambiental nada mais é do que deixar o ambiente em que o cachorro ou o gato vive mais divertido, atrativo e desafiador para ele. Essa técnica tem como objetivo aumentar a interação do animal com o espaço de forma lúdica e positiva. Além disso, ajuda a manter o pet entretido e as suas características (olfato e audição aguçados) e atividades (busca por alimentos, cavar, explorar), constantemente estimuladas.




Os cães que se sentem entediados terão problemas. Um cão entediado vai latir, destruir, cavar ou tentar escapar de onde estiver. Um cão entediado também pode desenvolver hábitos autodestrutivos, incluindo lamber ou mastigar excessivamente, a ponto de se machucar. O tédio pode ser diminuído mantendo o cérebro do cão ocupado com o treinamento, brincadeiras e jogos mentais quando você está em casa e garantindo que o cão faça exercícios diários suficientes para que seu corpo fique cansado quando você sair Para tornarmos o ambiente mais agradável, tanto para os cães como para os gatos, devemos investir em brinquedos especiais e brincadeiras como uma forma de proporcionar entretenimento e aumentar a interação entre você e seu pet.


Enriquecimento ambiental para gatos

A maioria dos gatos gosta de ficar em superfícies elevadas, como prateleiras e estantes. Brincar nesses locais traz mais segurança e prazer a eles. Por isso, para quem tem um bichano em casa, a dica é verticalizar os cômodos. Ou seja: colocar estímulos na vertical para eles subirem. Pode ser prateleiras, caixas de papelão, móveis que permitam que o animal suba e desça.


Os arranhadores também são ótimas opções e indispensáveis numa casa com gatos. Existem no mercado diversos modelos e, além de trazerem divertimento, causam bem-estar por desestressarem e possibilitarem que o animal consiga desgastar suas unhas.

O uso de caixas de papelão como brinquedo são uma boa ideia na hora de improvisar em casa. Eles adoram se esconder dentro delas e arranhá-las.



Enriquecimento ambiental para cães

Cognitivo

O enriquecimento ambiental cognitivo tem o objetivo de estimular a parte mental e intelectual dos cães, como o raciocínio e a memória.


Alimentar

O objetivo do enriquecimento alimentar é estimular o comportamento de caça e de desafio dos cães, que é algo natural, durante a alimentação. Uma maneira de fazer isso é utilizando comedouros desafiadores. Existem modelos que a ração fica mais escondida e ele precisa mexer bastante para comer.


Físico

O enriquecimento físico é um mecanismo para estimular a atividade física e interação com o espaço. A intenção aqui é criar gatilhos, obstáculos e esconderijos para o cão. A alteração no ambiente pode ser tanto permanente quanto temporária.


Social

A socialização do seu pet com outros animais e com pessoas é muito importante, mas você precisa prepará-lo para isso. Alguns cachorros são mais sociáveis por natureza, alguns têm medo e outros são mais resistentes. O ideal é que esse trabalho seja feito desde filhote.


Benefícios do enriquecimento ambiental
  • ajuda no gasto de energia física e mental;

  • conexão com os seus instintos e com o tutor;

  • desenvolvimento de habilidades e inteligência;

  • redução da agressividade e hiperatividade;

  • diminuição do medo de situações novas e objetos;

  • melhora na confiança do animal.


Sua aplicação aumenta o bem-estar do seu melhor amigo, o faz viver melhor e melhora a qualidade de vida porque oferece a oportunidade de escolhas e a expressão do comportamento natural, afinal para ter um pet não basta colocar água e comida.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page