top of page
Buscar

Cuidados preventivos que fazem a diferença na saúde do seu animal



Nossos animais de estimação tendem a nos desafiar quando se trata de sua saúde. Como eles não conseguem nos dizer quando sentem dor ou algum desconforto, cabe a nós procurar por sinais ou sintomas que possam indicar um problema.

Medidas simples de cuidados de rotina podem ajudar a manter o bem-estar do seu companheiro e ajudar a promover uma vida longa e saudável.


1. Exames semestrais


Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelo seu animal de estimação é garantir que ele faça exames veterinários de rotina. É uma medida preventiva para garantir caso haja algum problema, ele seja tratado imediatamente, garantindo menores custos e problemas a longo prazo.


Durante o exame, seu veterinário provavelmente realizará um exame físico completo para verificar a condição do seu animal do nariz à cauda. Eles vão avaliar tudo, desde o coração do seu animal de estimação e respiração até os ouvidos, boca e pele durante este processo. Além do exame, seu veterinário pode recomendar o seguinte:


  • Exame de sangue: Exame que ajuda a monitorar a função hepática e renal, as contagens de glóbulos vermelhos e brancos e podem ajudar a identificar anormalidades que seu animal de estimação pode não estar lhe dizendo. É recomendado que animais idosos, ou com mais de 7 anos de idade, sejam examinados regularmente.

  • Exame de fezes: Esse teste simples verifica as fezes dos animais para ovos de parasitas e/ou outros organismos que podem ser eliminados durante intervalos irregulares; filhotes geralmente são testados com mais frequência do que os cães adultos.

  • Exames adicionais: Pode ser recomendado ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, medição da pressão arterial, entre outros. Seu veterinário irá identificar os testes mais importantes para o seu animal de estimação com base no seu histórico e necessidades individuais.


2. Saúde Bucal


O atendimento odontológico desempenha um papel importante na manutenção da saúde geral de um animal de estimação. De acordo com a American Veterinary Dental Society, estima-se que mais de 80% dos gatos e cães com mais de três anos apresentem sinais de doença oral. Isso inclui tudo, desde doença gengival até melanoma oral (câncer). Pesquisas indicam também, que a saúde bucal adequada pode prolongar a vida de um animal de estimação por dois a cinco anos.


Enquanto a necessidade de limpezas dentárias profissionais irá variar de animal para animal com base na idade e condição bucal, há algumas maneiras simples de promover uma boca saudável nesse meio tempo:


  • Escove dos dentes: Crie o hábito diário ou semanal de escovar os dentes do seu animal em casa. Use uma escova de dedo ou uma escova de dentes de animal de estimação, e é claro, uma pasta de dente própria para eles (nunca use pasta de dente humana; o adoçante pode ser tóxico para animais de estimação). Uma vez que seu Pet entra na rotina, essa tarefa se tornará mais fácil e poderá potencialmente prolongar o tempo entre limpezas dentárias profissionais.

  • Fique atento aos sinais: Fique alerta com qualquer alteração nos dentes e gengiva do animal. Se notar qualquer caroço, sangue, lesão ou algo fora do normal, procure o veterinário. Além disso, preste atenção na respiração do seu cão, se estiver muito ofegante pode ser sinal de que algo está errado. A falta de apetite e perda de interesse em brinquedos também pode ser causado por problemas dentais.

  • Mau hálito: você pode pensar que uma boca fedorenta é normal quando se trata de seu animal de estimação, mas tenha cuidado: o mau hálito pode indicar um problema sério na boca do seu animal de estimação ou em um problema digestivo. Programar um exame se o seu animal de estimação desenvolve respiração visivelmente fedorenta.

  • Exame oral anual: ter a boca do seu Pet examinada uma vez (ou duas vezes) por ano durante um exame de rotina pode ajudar a identificar possíveis problemas orais antes que se tornem sérios.


3. Dieta Saudável

As necessidades alimentares do seu animal de estimação mudam ao longo de sua vida, do nascimento à adolescência, à idade adulta e depois à velhice. Uma dieta de estágio de vida é aquele que é adaptado para atender as diferentes necessidades nutricionais de acordo com o envelhecimento de seu companheiro.


As necessidades nutricionais dos cães e gatos são bastante diferentes umas das outras. É sempre aconselhável discutir a melhor dieta para seu animal de estimação com seu veterinário em cada etapa da vida do seu animal de estimação. Verifique sempre as embalagens das rações para obter informação dos ingredientes ali contidos.


Não é recomendado comprar rações baratas, ou coloridas, por conterem muito sal, temperos e corantes – tudo para torna-la atrativa. Segundo especialistas, isso pode provocar em longo prazo (em alguns casos, curto prazo) problema de trato urinário, trato renal, de pele e até perda de pelo.


A Ração deve ser SUPER PREMIUM, pois são produtos de primeira qualidade, em nutrição canina, por isso mais caros. Têm sua formulação baseada em carne animal, que têm maior digestibilidade, ou seja, o consumo diário de ração é menor, o que ameniza o preço da ração. Promovem, ainda, uma vida mais saudável, evitando o desgaste da saúde do animal (evitando também prejuízos lá na frente), e reduzem o volume das fezes do animal.


Consulte um veterinário para saber a quantidade ideal de comida para o seu amigo. Ao ler o verso da embalagem da ração, você poderá ver recomendações para o peso ideal do seu animal. Porém, alguns animais de estimação podem exigir mais ou menos do que a quantidade indicada para manter um peso saudável, por isso é imprescindível a consulta de um profissional.


Embora alguns cães possam necessitar de dietas especiais devido a problemas médicos, geralmente, o cão deve comer alimentos que contenham:

  • Proteína animal de alta qualidade para manutenção muscular.

  • Fibra para um trato digestivo saudável.

  • Vitaminas e minerais essenciais para o sistema imunológico.

  • Óleos de peixe ricos em vitaminas para uma pelagem e pele saudáveis ​​e para a saúde em geral.

  • Grãos saudáveis ​​para energia.

Gatos são estritos comedores de carne, ou carnívoros, então os alimentos devem conter um alto nível de proteína facilmente digerível. A gordura também é importante para as calorias necessárias. Se você quiser, você pode misturar comida de gato seco com comida enlatada.


Comida de gato para adultos também deve conter:

  • Vitamina A, de fígado, rim e outras carnes orgânicas, e niacina para um crescimento saudável.

  • Ácidos graxos essenciais para pele e pêlo saudáveis.

  • Taurina para olhos saudáveis ​​e músculo cardíaco.

Seu animal de estimação sênior pode desenvolver problemas de saúde relacionados à idade no último ano de sua vida. Existem diferentes alimentos e suplementos para resolver problemas diferentes. Seu veterinário pode ajudar a orientá-lo para garantir que seu animal de estimação tenha uma qualidade de vida o maior tempo possível.


4. Exercícios Diários


De acordo com um estudo da Purina, 60% dos animais estão acima do peso.

Diabetes, doenças cardíacas e pulmonares, doenças ósseas e articulares, doenças da pele e diferentes tipos de câncer são mais comuns em animais com excesso de peso, assim como uma expectativa de vida mais curta. Muitos desses problemas de saúde podem ser aliviados com o exercício regular e o manejo dietético adequado.


Se o seu veterinário aprova o exercício diário para o seu animal de estimação, experimente algumas destas abordagens fáceis:


  • Caminhadas diárias: Leve o seu cão para caminhadas rápidas de pelo menos 20 minutos, duas vezes por dia. Alguns gatos também podem ser treinados para andar na coleira, então encontre um bom arreio e não desista depois de algumas tentativas.

  • Atividades internas: Seu animal de estimação pode fazer tanto exercício em ambientes fechados quanto aqueles que têm espaço ao ar livre para correr. Brinquedos interativos, como bolinhas, cordas e outros, não apenas estimulam mentalmente cães e gatos, mas também estimulam o exercício. Se você tem um gato, aposte em brincadeiras desafiadoras para escalar, brincar e se esconder.

  • Passeador de cães: Esta pode ser uma solução confiável para aqueles que trabalham longas horas ou viajam regularmente, visto que o seu animal vai passear, gastar energia e interagir com outros cães. Certifique-se de que seu passeador esteja ligado, seguro e licenciado.

  • Creche para cachorros: Creches para animais de estimação proporcionam exercícios e brincadeiras longe de casa. Enquanto você está trabalhando, seu companheiro peludo está caçando bolas e brincando de cabo-a-guerra com seus amigos sob a supervisão de uma equipe experiente. Pode ser uma boa solução para queimar energia do seu peludo.


5. Prevenção e Gestão de Pulgas, Carrapatos e outros parasitas


Manter o controle de parasitas é fundamental para manter a saúde de nossos amigos peludos, visto que podem causar desde um leve desconforto a doenças potencialmente fatais. Existem diversos tipos de parasitas:


  • Externos: Pulgas, carraças, ácaros, piolhos, moscas e mosquistos

  • Internos: Lombrigas, ténias, coccídeas e Giardia spp


Animais de estimação são comumente alérgicos a pulgas e podem desenvolver irritação da pele significativas ao coçar. Os carrapatos podem transmitir doenças infecciosas perigosas quando picam. Para ambos, a prevenção é a melhor saída.


É aconselhado a aplicação de pipetas spot-on e/ou administração oral de comprimidos e/ou o uso de coleira. Há uma série de produtos eficazes que você pode usar para impedir que essas pragas machuquem seu peludo.


Finalmente, parasitas intestinais podem ser um problema em qualquer fase da vida de um animal de estimação. Exames fecais de rotina e tratamentos de desparasitação podem reduzir ao máximo os problemas médicos graves.


Consulte o seu veterinário para determinar o melhor método e produtos para o seu animal de estimação para garantir uma melhor saúde e longevidade, sem contar na redução de custos desnecessários ao longo de sua vida.


Escrito por: Ludmilla Maia

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page