Buscar

10 benefícios de adotar um cachorro ou um gato

Atualizado: 4 de Out de 2018




Adotar um animal de estimação tem muitos benefícios, alguns dos quais você pode não ter considerado. O amor, carinho e gratidão que recebemos de volta compensam todo o esforço.


Aqui estão algumas razões pelas quais adotar um animal de estimação beneficiaria você e sua família.


1. Você está salvando uma vida

Quando você adota um cachorro ou um gato, você está fornecendo um animal com a segunda chance que merecem. Muitos foram resgatados de circunstâncias horríveis, como maus tratos, crueldade, negligência e abandono, ou simplesmente seus donos não puderam mais cuidar deles devido a uma doença ou a uma mudança de situação. Existem hoje, inúmeros abrigos que trabalham incansavelmente para cuidar da saúde desses animais, reabilitar e fazer tudo o que for possível para garantir que eles estejam preparados para ir a um novo lar. Infelizmente, nem todos são sortudos. Ao adotar um animal de estimação, você pode dar a um animal abandonado, uma chance única de ter um lar estável e amoroso.


2. Você economizará dinheiro

Adotar, na maioria das vezes, não custa nada, e por mais que você possa ter gastos com vacinação, castração e medicamentos, o preço de um animal de raça hoje, pode variar de R$500,00 à R$8.000 reais. De cara, você já economiza muito dinheiro e ainda contribui para o fim do comércio de animais em canis, onde criadores lucram muito dinheiro através da exploração de animais indefesos.


3. Você estará automaticamente ajudando outros animais

A partir do momento em que você realiza a adoção de um cachorro ou um gatinho, você está diretamente ajudando outras centenas de animais também, visto que os gastos regulares que o abrigo tinha com o seu seu animal, dará lugar para tratar e reabilitar um novo animal abandonado, que logo mais terá uma nova chance de encontrar um lar.


5. Sua variedade é única

Uma das vantagens mais notáveis de um animal vira-lata é a sua variedade. O vira-lata ou o famoso SRD, normalmente são um mistura de várias raças em um só animal. Por isso, é possível encontrar cães vira-latas de todos os portes, tamanhos, formas, cores e pelagens. O vira-lata é um verdadeiro exemplar de uma beleza única que será exclusivamente sua, e dificilmente alguém terá um cachorro igual ao seu.


6. Gratidão, carinho e amor incondicional

Animais adotados sentem muito amor e gratidão, e gostam de deixar isso bem claro para os seus donos, principalmente pelo fato de já terem sofrido muito, pois foram abandonados e muitas vezes sofreram maus tratos. Por isso, quando você adota um cachorro ou um gato que já passou por situações muito difíceis, a probabilidade dele ser grato à você é de 100%. Dá pra ver no olhinho deles. É incrível a relação entre um vira-lata abandonado e o seu novo dono. Tenha certeza que ele será um companheiro fiel que vai amar você independentemente do que aconteça. Além de fazer você se sentir bem, o amor incondicional deles ajuda também a sua autoestima, devido ao imenso carinho que eles demonstram. Diz-se que os animais sabem quando foram resgatados, então o vínculo entre você e ele com certeza será incrível.


7. Fácil adaptação

Um cachorro ou gato que já foi abandonado nas ruas sabe como é viver sob condições precárias. Portanto, seu padrão de exigência é bem baixo ou quase nulo. O que eles mais desejam é suprir suas necessidades básicas, como comer, dormir em um local seguro, e receber carinho. Com isso se adaptam a qualquer situação. Seja frio, calor, mudanças no ambiente, casa nova... eles foram acostumados e aprenderam a se adaptar. Isso faz com que cachorros para adoção sejam mais flexíveis a uma nova casa ou situação.


8. Pode vir já treinado

Um cachorro adulto para adoção pode ter vivido na rua, mas isso não quer dizer que tenha nascido lá. Na grande maioria das vezes, estes animais são abandonados por seus antigos donos que, em muitos casos, os educaram de alguma forma ou até mesmo os treinaram. Portanto, há grandes chances de você adotar um cão que já chega sabendo onde fazer xixi e cocô, por exemplo, assim como outros comandos básicos. Se não for o caso, por experiência própria, eles aprendem muito mais rápido que cães filhotes.


9. Os animais adultos podem provar ser os melhores companheiros

Muitas pessoas querem adotar filhotes de cachorro e gato, sem considerar as vantagens de ter um animal de estimação mais velho. Um animal adulto, será menos propenso a destruir sua casa, como móveis, sapatos, cabos, e qualquer outra coisa que um filhote possa destruir. Um animal de estimação já crescido, provavelmente exigirá menos supervisão, pois eles costumam ser mais calmos e felizes de estar em sua companhia, em vez de exigir atenção constante. Eles também têm personalidades mais desenvolvidas do que filhotes de cachorro ou gatinhos, mas isso não quer dizer que sua história vá impedir que ele te ame.


10. Adotar demonstra sensibilidade

Apenas as pessoas de bom coração, que valorizam a vida e se sensibilizam com a situação desses animais optam por adotar um cachorro ou gatinho de origem e história muitas vezes desconhecida. Ou seja, a grande maioria prefere a segurança de um animal de raça de personalidade mais previsível. Porém, só quem adota sabe o amor e a gratidão que é de se ter um peludo resgatado. Vale muito a pena!


Escrito por: Ludmilla Maia

E-mail: ong.indefesos@gmail.com

Instagram: @osindefesos

Facebook: /osindefesos

Indefesos - Associação de Proteção Animal

CNPJ: 29.517.811/0001-46

*CAMPANHAS SUSPENSAS POR CONTA DA QUARENTENA.

Estamos todos os Domingos na

Praça do Ó, Barra da Tijuca

Rio de Janeiro - 10h às 14h

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social